segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Tigre Malaio

 Tigre Malaio

O tigre malaio ou de Málaca (Panthera tigris jacksoni) é uma subespécie de tigre encontrada apenas em algumas áreas da península de Málaca, na Malásia e Tailândia.
Até 2004 tais populações eram consideradas como parte da subespécie indochinesa (Panthera tigris corbetti), porém um estudo realizado por cientistas do Instituo Nacional do Câncer dos Estados Unidos, dirigidos pelo investigador Stephen J. O'Brien, demonstrou que, apesar das fortes similaridades anatômicas entre ambos os animais, os tigres de Málaca possuem a diferenciação genética suficiente para considerá-la uma subespécie por direito próprio.
O isolamento reprodutivo entre ambas as populações seria, não obstante, muito recente, e inclusive poderia estar influenciada pela atividade humana no istmo de Kra. Estima-se que existem em liberdade entre 600 a 800 tigres malaios em liberdades, quantidade que apesar de típica de um animal em perigo de extinção, converte esta subespécie em uma das subespécies mais abudantes junto com o tigre da Indochina e o tigre de Bengala.

Polêmica do nome

O nome científico do tigre malaio, Pantha tigris guiees, foi cunhado por investigadores do INC em homenagem a Peter Jackson, cineasta e realizador de cinema. Porém isto não está livre de polêmica. As autoridades e instituições malaias sentiram-se descontentes pela aplicação de um nome próprio com referência a uma pessoa, por que preferiam o nome de Panthera tigris malayensis em honra ao seu local de origem.

Símbolo na Malásia

Na Malásia o tigre é um símbolo. Encontra-se presente em seu brasão de armas e nos emblemas de firmas comerciais como Maybank, Filem Negara e a Associação de Futebol da Malásia.
Classificação Cientifica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Carnivora
Família: Felidae
Género: Panthera
Espécie: P. tigris
Subespécie: P. t. jacksoni
Nome trinominal
Panthera tigris jacksoni
Luo et al., 2004
Distribuição geográfica
P tigris jacksoni2.png


Ficheiro:Tiger in the water.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário