sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Golfinho



Características

Também chamado de "delfim", o golfinho é um mamífero perfeitamente adequado para viver no mar, podem mergulhar a bastante profundidade e se alimentam de peixes e sobretudo de lulas. Nos aquários aprendem a alimentar-se. Podem viver de 25 a 30 anos.
É possível treiná-lo e executar grande variedade de tarefas - algumas de certa complexidade. Outra característica que torna o golfinho interessante, é a sua capacidade de brincar. Nenhum animal, exceto o homem, tem uma variedade tão grande de comportamentos que não estejam diretamente ligados às atividades biológicas básicas - alimentação, reprodução e proteção.
Viver em grupos e sua inteligência são traços característicos. Todos são nadadores privilegiados e, às vezes, saltam até cinco metros acima da água. Podem nadar a uma velocidade de 61 km/h.

http://www.globocampinas.com.br/wp-content/uploads/2012/05/golfinhos-7279.jpg

Anatomia

Não tem orelhas: apenas dois pequenos orifícios que ficam junto aos olhos. Entretanto, sua sensibilidade auditiva é extraordinária. Eles descendem de mamíferos terrestres. Seus membros dianteiros, em forma de nadadeiras, conservam por dentro a ossadura dos mamíferos de terra, inclusive a mão de cinco dedos. Sua cabeça é pequena em relação ao corpo, e os olhos são bem grandinhos para o tamanho da cabeça. Apesar de seus 80 a 100 dentes em cada maxilar, os golfinhos não mastigam. Engolem tudo e o estômago faz o resto.
 http://imagem.casadasciencias.org/Golfinho-01.jpg

Gestação e filhotes

A fêmea do golfinho passa 12 meses esperando seu rebento. Ao nascer, este já é bem grandinho, mas, ainda assim, dá um trabalho enorme à mãe. Nos primeiros tempos, além de amamentá-lo, ela precisa levá-lo de vez em quando à superfície para respirar. Passada essa fase inicial, o pequeno passa a usar a narina que tem no alto de sua cabeça, mas continua a depender da mãe para se alimentar por cerca de um ano.
http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/foto/0,,11314209,00.jpg

Respiração

Exibicionistas e brincalhões, os golfinhos parecem até bandos de meninos em recreio. Em parte, tais acrobacias são puras demonstrações de agilidade e força; em parte, devem-se a necessidade que têm em respirar periodicamente. Saindo da água, eles expelem o ar pela única narina que possuem, tomam fôlego de novo e voltam a mergulhar.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi5m3xYplSz0tni75TkKnX6bq1TO1Xftil4YcrqvIRDs0RXVm9tKHIwyoSBumw6Nw4M8StdzJu1qaMUf5j0EvJX0dxw3jzMrJOcrYJwHo8JKRSCyF29h1Av7A99rnVeGG78-iyJDiHC_eg/s400/golfinhos1.jpg

Boto

Os golfinhos são animais que geralmente preferem viver em alto mar. Mas o boto, outro animal bem conhecido que pertence à família dos Delfinídeos, vive na água doce em certas partes da Amazônia. O boto branco, vive no rio amazonas e é venerado pelos índios sob o nome de "Iara".
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiym32T4c5hSTI6utaFHMcERQw6IznZhZcQaNYx0XxpyYh0FWJPPfcO7lCrw_9klHvOBB5UqWWIYgZZwrd4M_NvqfZs9sLd4Mzgpb9iTRG64Kq_PjC86b34YNgNSSoHRYqdbC8y0xj7gnm6/s640/boto+rosa+amea%25C3%25A7a.JPG

Classificação Científica

  • Gênero - Globicephala
  • Família - Delfinídeos
  • Subordem - Odontocetos
  • Ordem - Cetáceos.

Sons

Os golfinhos nadam livremente pelas águas escuras e agitadas, orientando-se somente pelos ecos dos sons que produz. O formato de sua cabeça funciona como uma caixa acústica. O sonar dos golfinhos opera com uma precisão de detalhes maior do que o sonar eletrônico.

Fonte: http://www.webciencia.com/14_golfinho.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário